top of page

OFICINA

 

Joana Estorninho de Almeida

 

Lais Pereira

 

Tiago Baptista

MEMBROS

 

José Filipe Costa

A OHI

A Oficina de História e Imagem (OHI) quer ser um lugar de reflexão e debate entre criadores, investigadores e arquivistas de diferentes áreas do saber que se interessam pelo papel da imagem (fotografia, cinema, artes visuais) na mediação do passado. Através da organização de encontros de diferentes formatos, a OHI pretende estimular uma reflexão transdisciplinar sobre as metodologias analíticas, os desafios teóricos e as responsabilidades políticas inerentes ao uso de imagens para a construção do conhecimento histórico.


Os seus promotores têm diferentes percursos, especializações e objectos de pesquisa, fazendo parte do Grupo de Investigação "Cultura, Identidades e Poder" do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Rui Vieira Lopes

Joana Estorninho de Almeida tem trabalhado sobre administração pública e burocracia, particularmente sobre a relação entre práticas burocráticas e representações sobre o Estado. Doutorada em Sociologia Histórica (ICS-UL), é actualmente investigadora de pós-doutoramento no CEDIS-FD, UNL.

Rui Lopes é investigador no Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL. O seu projecto de pós-doutoramento estuda as representações do Estado Novo na ficção audiovisual dos EUA, Reino Unido, França e República Federal da Alemanha.

José Filipe Costa é doutorado pelo Royal College of Art. Londres. O seu último filme Linha Vermelha rememora o documentário Torre Bela (1977), de Thomas Harlan.

Lais Pereira é Investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL. Prepara uma dissertação de doutoramento dedicada às "Representações Fotográficas do Povo no Portugal Contemporâneo". É mestre em Antropologia/Culturas Visuais (FCSH) e licenciada em Arte Multimédia/Fotografia (FBAUL).

Tiago Baptista trabalha como conservador na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e é docente no programa CIEE da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa. Publicou varios artigos e livros sobre cinema português. E co-editor da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

OHI

bottom of page